O que é seguro dpvat?

O que é seguro DPVAT? O dpvat é um seguro obrigatório de danos pessoais causados por veículos automotores, ele cobre todo e qualquer vítima de um acidente de trânsito, seja motorista pedestre ou passageiro do próprio veículo. A cobertura que ele oferece são: em caso de invalidez permanente, em rembolso de despesas médicas e hospitalares ou até em casos de morte. Nesse último caso a indenização é paga a cada um dos beneficiários legais da vítima.

A indenização do seguro dpvat varia em função da sua cobertura. Existe a cobertura de reembolso de despesas médico-hospitalares, nesse caso o valor é de até dois mil e setecentos reais, variando em função das despesas que a pessoa efetivamente teve. A segunda a cobertura é a de invalidez permanente, esse valor é de até três mil e quinhentos reais que é apurado em função do grau de invalidez e essa invalidez tem que ser permanente,  não pode ser reversível. A terceira cobertura é a de morte, nesse caso é pago treze mil e quinhentos reais, esse valor em função da quantidade de beneficiários, será dividido para cada um deles.

O seguro do dpvat deve ser solicitado através de um dos pontos de atendimento da Seguradora Líder Dpvat, que são mais de 4.700 espalhados por todo país. Deverá se dirigir a ele ou a vítima ou um dos seus beneficiários, com a documentação da vítima e o boletim de ocorrência do acidente de trânsito. Além disso, deverá levar também alguns documentos complementares, que em função do tipo de indenização que será requerido. O pedido de indenização deve ser feito em até três anos da ocorrência do acidente.

Maiores informações sobre que documentos a apresentar, o que levar, poderão ser obtidos seja através da central de atendimento da Líder Seguradora no telefone 0800-022-1204.

Quais são as regras de pagamento do seguro Dpvat?

- O seguro dpvat de pagamento anual e deve ser pago todo proprietário de veículo. De acordo com a legislação, o seguro dpvat tem vencimento juntamente com a primeira parcela do IPVA, ou com a cota única. A partir do ano de 2013 as motocicletas, vans, ônibus e microônibus podem pagar de forma parcelada esse seguro. O vencimento das parcelas coincide com as do IPVA

A vítima deve contratar algum intermediário para receber o Seguro Dpvat?

- Não é necessário. O pedido de indenização do seguro dpvat pode ser feito de forma gratuita e diretamente um dos pontos da seguradora líder, ou através da central de atendimento que é gratuito. Após a entrega da documentação completa, a pessoa irá receber a indenização no prazo de até 30 até dias.